quarta-feira, 27 de junho de 2007

Exposição ao Ruído



Efeitos na saúde





Perda de audição
A perda de audição induzida pelo ruído continua a ser uma das doenças profissionais reconhecidas mais comuns. Os custos da perda de audição representaram entre 1999 e 2001 cerca de 10% dos custos totais das doenças profissionais.


Tinnitus
A perda de audição induzida pelo ruído é acompanhada com frequência pelo tinnitus, ou zumbidos nos ouvidos. Os dados sobre o tinnitus são escassos.

Choque acústico
Choque acústico é uma expressão utilizada para descrever os sintomas fisiológicos e psicológicos que se podem manifestar após a audição de um som intenso, repentino e inesperado, através de auscultadores ou de um telefone. Os operadores de centros de atendimento telefónico são os trabalhadores mais expostos a este risco. O problema pode agravar-se quando os centros de atendimento são tão ruidosos que obrigam os operadores a aumentar o volume de som para além do que seria necessário se o local fosse menos ruidoso.

Efeitos combinados
A perda de audição pode também ser causada ou agravada pela utilização de produtos químicos. São substâncias ototóxicas conhecidas os solventes, os metais, os medicamentos e as substâncias asfixiantes. Os sectores profissionais de elevada exposição ao ruído e a substâncias ou vibrações perigosas incluem a tipografia, pintura, construção naval, construção civil, indústria transformadora, indústria química, o fabrico de artigos de couro e de mobiliário, a agricultura e a indústria mineira. Nas fundições pode existir também uma exposição combinada ao ruído, às vibrações e a temperaturas elevadas. Muitos destes sectores são mais predominantes nos novos Estados-membros do que na UE-15.

Sem comentários:

Visita aos Bombeiros Voluntários de Guimarães